Quais roupas posso lavar na lava-roupa?

Uma dúvida que é bastante recorrente é: quais roupas posso lavar na lava-roupa? Tem algum material ou tecido que não possa ser lavado nesse tipo de máquina? Como interpretar aqueles símbolos que tem na máquina de lavar e em algumas roupas? Entenda aqui e lave suas roupas com mais tranquilidade.

Quais roupas posso lavar na lava-roupa?

É muito comum alguém pensar “quais roupas posso lavar na lava-roupa?” ou não pensar e depois acabar tendo alguma surpresa desagradável.

Mas, afinal, quais roupas posso lavar na lava-roupa? Muitas, quase todas. A atenção, no entanto, deve ir especialmente para roupas sensíveis e feitas de fibras naturais. 

E também para as indicações nas etiquetas das roupas. Roupas para uso casual como streetwear, por exemplo, costumam se comportar bem com lavagem em máquina. Já roupas mais delicadas ou com fibras especiais já requerem cuidados. 

Lingeries, rendas e sedas 

Em geral, roupas muito sensíveis, como sedas ou lingeries têm a recomendação de não ser lavadas em máquinas de lavar, especialmente aquelas com agitadores, de tampa superior. Isso porque o filtro no meio pode acabar prendendo lacinhos e outras partes delicadas, como rendas.

Eventualmente essas mesmas roupas podem ser lavadas dentro de um saquinho que preserva o tecido. 

Lãs, algodão e fibras naturais

Há também materiais que podem sofrer encolhimento, como peças de lã, em especial quando houver água quente envolvida. Peças de lã podem ser lavadas na máquina, desde que com água fria – salvo se houver indicação contrária na etiqueta.

Os tecidos elaborados com fibras naturais são, infelizmente, os que mais encolhem – tais como algodão, linho e lã. Isso acontece porque a fibra passa por processos químicos para esticar e na hora de lavar eles se retraem na lavagem.

O mesmo já não acontece com tecidos sintéticos, por exemplo.

Quais roupas posso lavar na lava-roupa?

Símbolos de lavagem

Outra dica é entender sobre símbolos de lavagem. Conhecendo estes sinais você não precisa correr o risco de experimentar e se dar mal caso não saiba o material.

Há cinco símbolos destes que são bastante comuns, em sequência universal, e que provavelmente você até já viu. 

O terceiro é aquele que refere à secagem, representado por um quadrado com um círculo no meio. 

Se tiver dentro dele um ponto, a lavagem é permitida, desde que aplicada temperatura baixa. Se tiver dentro dois pontos, a lavagem deve ser em temperatura alta. Por outro lado um “X” significa que não deve ser feita a secagem desta peça na máquina.

Tecidos à base de algodão devem ser lavados a uma temperatura máxima de 40 graus Celsius e não deve ser utilizado cloro. Essa orientação de proibição tem o seguinte sinal: um triângulo com um “X”.

Muitas peças de algodão também terão a indicação para não secar em máquinas.

Para o ferro de passar, a orientação no caso do tricoline, por exemplo, é de temperatura máxima de 110 graus Celsius. Mas nem tudo é proibido: a lavagem a seco por exemplo, é permitida. 

As mesmas recomendações valem para tecidos 80% algodão e 20% poliéster, mesmo que não sejam 100% de fibras naturais.

Materiais e tecidos especiais

Alguns tipos específicos de materiais, como couro ou camurça, somente devem ser lavados em lavanderias, em um processo feito por especialistas, correndo o risco de danificar a peça.

Outro caso é o da seda, que já citamos antes. É um tecido delicado, que não deve ser colocado para lavar na máquina, apenas ser lavado à mão, com uso de detergente neutro.

Tênis também são peças que não necessariamente devem ser lavados na máquina. Os sapatos esportivos podem ser danificados devido à pressão, centrifugação e água quente. A maior parte dos fabricante recomenda lavagem à mão ou com escovinhas e secagem ao ar livre.

Bolsas e mochilas de pano em geral podem ser lavadas à máquina, de outros materiais, como couro, somente limpeza à mão, com escovinhas ou especialistas. Também é preciso ter especial cuidado com as alças.

Forros e enchimentos

Você pode colocar para lavar capas de almofadas, conforme o tecido, na máquina de lavar, mas cuidado com o enchimento. Não é só colocar tudo na máquina. Se o enchimento for sintético, como alguns tipos de silicone, é possível lavar junto. Já os que tiverem enchimento de penas, estes podem dar uma grande dor de cabeça. 

Além de correr o risco de ficar deformados, as penas podem apodrecer, reter odores e também escapar dentro da máquina entupindo filtros e grudando em roupas lavadas depois.

Lava-roupa que também seca

Outra atenção que você deve ter é com as secadoras. Conforme você já aprendeu no item sobre símbolos de lavagem, alguns tecidos não reagem bem a altas temperaturas, nem na lavagem, nem na secagem e eventualmente também não podem ser passadas a ferro.

Tudo isso você descobre prestando a atenção na etiqueta. 

Aí basta você ter atenção na hora de escolher o ciclo na máquina que lava e seca, que é super prática, mas que em alguns casos pode ter de ter uma programação específica para o tipo de roupa que você quer lavar.

Lave roupas tranquilamente

Agora, você não vai mais pensar “quais roupas posso lavar na lava-roupa?” e sim que há várias formas de lavar as roupas e você já conhece as principais para não estragar as peças do seu guarda-roupa.

One thought on “Quais roupas posso lavar na lava-roupa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *