Quais os cuidados antes de colocar as roupas em uma lava-roupa?

Você sabe quais os cuidados antes de colocar as roupas em uma lava-roupa? Ou costuma só jogar tudo dentro da máquina e depois vê como fica? Seus resultados têm sido bons? Talvez você possa melhorar o processo de lavagem de suas roupas com alguns cuidados. Confira quais são eles.

Quais os cuidados antes de colocar as roupas em uma lava-roupa? 

Para que você compreenda quais os cuidados antes de colocar as roupas em uma lava-roupa, vamos começar lembrando que há tipos de roupas diferentes e também materiais mais ou menos delicados.

E, já que existem esses diferenciais, parece lógico que a forma de tratá-los também será diferente, não é mesmo?

Então confira a seguir quais os cuidados antes de colocar as roupas em uma lava-roupa e passe a ver com outros olhos o momento de lavar suas roupas. 

Você vai ver o resultado aparecer já na primeira lavagem.

Conservação das roupas  

Um dos motivos de ter cuidados com a lavagem das roupas é a sua conservação e manutenção. 

Algumas peças são mais delicadas e podem estragar se colocadas de qualquer jeito dentro de uma máquina de lavar.

Por isso, aqui vai a primeira dica: roupas delicadas como rendas e lingeries devem ser lavadas dentro de saquinhos especiais. Eventualmente você pode até ter que lavá-las à mão, mas o saquinho é o primeiro cuidado após verificar que a lavagem na máquina é permitida. E como eu sei disso? Vendo as indicações na etiqueta das roupas.

Além disso, não se deve misturar roupas coloridas com brancas, principalmente quando forem as primeiras lavagens. Isto porque as roupas novas e coloridas podem soltar tinta.

E também você pode precisar passar algum tipo de clareador em roupas brancas que desbotem as coloridas. Por isso, o ideal é lavá-las separadamente.

Quais os cuidados antes de colocar as roupas em uma lava-roupa? /Quais roupas posso lavar na lava-roupa?

No caso de roupas pretas há inclusive tipos específicos de sabão para que elas não percam o brilho.

Outro cuidado diz respeito aos tipos de roupas. Lave separadamente tudo o que for de uso pessoal em relação a roupas “da casa”, ou seja, roupa de cama, mesa e banho. 

Primeiro porque as toalhas podem soltar felpas e elas podem grudar em sua roupa. 

Depois, por questão de higiene. Nunca misturar panos de prato com calcinhas, por exemplo.

Conservação da máquina

A sua máquina também pode ser prejudicada se você não tiver alguns cuidados antes de colocar as roupas em uma lava-roupa, sabia?

Assim como as toalhas podem soltar felpas que grudem em sua roupa, é bom sempre revisar depois o filtro da máquina para ver se não ficaram resíduos quando forem lavadas roupas de banho e outras roupas que soltem fios.

Um outro cuidado importante é o de revisar bolsos. Ver se há dinheiro dentro deles evita não só que você perca uma nota de valor, como também estragar roupas com pedaços de papel molhado ou danos à estrutura da máquina no caso de moedas.

Cuide também outros objetos, especialmente pontudos e cortantes, que possam ter nos bolsos.  

Atenção também para cordas, tiras e alças de roupas, que podem enganchar em partes da máquina. Nesse caso, pode ser melhor colocar dentro de um saquinho, também.

Rendas, sedas, roupas delicadas

Sedas, rendas e lingeries muitas vezes não podem ser lavadas em lava-roupas. As que tem agitadores, de tampa superior, especialmente, pois esse filtro no meio pode estragar peças, prendendo laços, alças e rendas.

Peças de lãs e algodão  

Peças de lã podem encolher, ainda mais com água quente. Nem sempre será proibido lavá-las na máquina, desde que com água fria, mas confirme a indicação na etiqueta.

Tecidos de fibras naturais tendem a encolher. É o caso do algodão, do linho e da lã, por serem feitos de uma fibra que passa por processos químicos. Eles esticam, mas na hora de lavar eles se retraem.

Isso não acontece com tecidos sintéticos.

Símbolos nas etiquetas

Fique sempre atento aos símbolos de lavagem. Entendendo estes sinais você não corre risco de se dar mal ao arriscar.

As etiquetas possuem pelo menos cinco símbolos bastante comuns, em sequência universal. Você já deve ter visto. 

Por exemplo: tecidos à base de algodão devem ser lavados a uma temperatura máxima de 40 graus Celsius e não deve ser utilizado cloro. Essa orientação de proibição tem o seguinte sinal: um triângulo com um “X”.

Se tiver dentro dele um ponto, a lavagem é permitida, desde que aplicada temperatura baixa. Se tiver dentro dois pontos, a lavagem deve ser em temperatura alta. Por outro lado um “X” significa que não deve ser feita a secagem desta peça na máquina.

Muitas peças de algodão também terão a indicação para não secar em máquinas.

O terceiro é aquele que refere à secagem, representado por um quadrado com um círculo no meio. 

Materiais com forros e enchimentos

Dá para lavar capas de almofadas em lava-roupas, mas cuidado com o enchimento. Caso o enchimento seja sintético, como alguns tipos de silicone, é possível lavar junto. 

Mas, se for enchimento de penas, estes podem dar uma grande dor de cabeça. 

A peça pode ficar deformada, as penas podem apodrecer, reter odores e também escapar dentro da máquina entupindo filtros e grudando em roupas lavadas depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *