Você sabe como lavar melhor na lava-roupa? Otimizando o processo para obter resultados melhores e mais rápidos? Afinal, tempo é algo que nem sempre temos. Por isso, saiba como lavar melhor na lava-roupa economizando tempo e recursos.
Como lavar melhor na lava-roupa?
O importante sobre como lavar melhor na lava-roupa é entender que nem sempre a quantidade é qualidade. Não adianta colocar um monte de roupas para lavar juntas para economizar tempo. Se sobrecarregar a máquina, a lavagem pode não ficar boa, sobrar ou faltar sabão e até danificar o aparelho. O importante é escolher bem o ciclo para a lavagem ser bem feita, seja ela rápida, que é o que sempre queremos, ou mais completa.
Lave rápido e bem
Para começar, não deixe as roupas acumularem para lavar. Assim você não vai ter aquela “gana” de lavar tudo de uma vez, nem vai perder muito tempo no processo.
Dito isso, na hora de lavar roupa, já coloque algumas rotinas na sua lista. Separe as roupas por cor, desdobre mangas, feche aberturas como zíperes e botões, veja se não há nada nos bolsos que possa estragar inclusive a máquina.
Lembre-se de não misturar roupas com toalhas e outros tipos de peças, como panos de prato e cozinha.
Esses procedimentos garantem mais higiene, menos problemas nas roupas e na própria máquina.
Conheça e utilize as funções da sua máquina
As máquinas oferecem ciclos personalizados para otimizar a lavagem. Tem os para poucas roupas, para pouco sujas, para encardidas, que precisam de molho longo. Use cada uma conforme a sua necessidade. E pule etapas se for o caso.
Nunca esqueça que o manual da máquina está lá para ser seu aliado. Logo que ela chegar, leia para entender e até aprender truques. Depois, na dúvida, consulte.
Dosagem de sabão, amaciante e alvejante
Respeite as indicações dos fabricantes da máquina e das roupas para não ter surpresas desagradáveis. Sabão demais é ruim para a máquina, para a roupa e para você. E enxágues extras só aumentam o tempo, a energia e a água gastos.
Peças menores podem ser lavadas à mão
Lingeries são peças que podem ser lavadas à mão, evitando danos em rendas e partes delicadas e liberando um ciclo de lavagem delicada. Da mesma forma algumas roupas manchadas podem ser lavadas ou ao menos pré-lavadas antes. Procure usar um produto para retirar manchas logo que elas ocorrerem, pois quanto mais tempo passar, mais difícil ficará tirar.
Peças de molho
Seja no caso de peças manchadas ou de encardidas, deixar essas de molho antes da lavagem pode ser muito útil. É só adiantar o serviço, deixando de molho um dia antes e aí no dia seguinte fazer a lavagem normal.
Roupas menos amassadas
Sabia que se pendurar as roupas no cabide, ou mesmo estender de forma que elas fiquem bem esticadinhas, economiza tempo posterior na hora de passar? Muitas vezes só esse detalhe, de não enrugar roupas no varal, faz toda a diferença.
Conhecendo o tecido
Conhecer o tecido é algo que com certeza faz lavar melhor na lava-roupa. Há alguns que não podem ir em máquinas, mas a maioria pode, é só questão de entender como aproveitar melhor suas características.
Tecidos em algodão possuem fibras que se desgastam com bastante facilidade. Então não lave esse tipo de tecido no modo pesado, e use água fria. Evite alvejantes à base de cloro.
Tecidos de seda, cetim e renda, assim como lingeries, devem prioritariamente ser lavados à mão ou em um saquinho para evitar desgaste na máquina. São roupas finas que podem até rasgar sem este cuidado. Quando houver muitos detalhes e bordados, é o caso também de levar a uma lavanderia.
O poliéster também tem indicação de lavagem à mão, mas pode ser lavado com água morna e sem muita centrifugação. Use um ciclo rápido e não deixe encardir para não acumular sujeira.
O jeans é um tecido resistente, que pode ser lavado nos ciclos pesados caso esteja muito sujo, mas evite esfregar. Uma dica que evita desgaste e até que desbote é virar o jeans do avesso para lavar.
Peças de lã, sejam roupas ou cobertores, podem encolher. Para evitar isso, use um ciclo delicado, não centrifugue e tire a água sem torcer.
O linho, embora resistente, pode encolher. Por isso prefira lavagem a seco e ciclo delicado. Não use água quente.
O que não lavar na máquina
Há coisas que simplesmente não podem ou não devem ser lavadas na máquina, como roupas de veludo, couro, camurça, paetês e bordados, crochê e tricô. Eventualmente, rendas também, embora você possa tentar lavar em um saquinho. Mas é sempre um risco.
Nesses casos, prefira lavar à mão ou na lavanderia, a seco.
Com esses cuidados você vai lavar melhor na lava-roupa o que pode e deve ser lavado lá, que é a maior parte das suas roupas.
Outras dicas
Dê preferência pelo sabão neutro, use o amaciante de forma moderada e evite ou nem use alvejantes à base de cloro, que podem danificar a maior parte das roupas.
Seguindo esses passos você vai lavar melhor na lava-roupa.