Você sabe como limpar uma lava-roupa? Saiba que este é um procedimento muito importante para a sua manutenção e para seu aparelho durar mais, além de influir na própria lavagem das roupas.
Saiba aqui como limpar uma lava-roupa e garanta roupas sempre limpinhas e máquina funcionando bem. Dica também para máquinas que lavam e secam, que valem muito a pena.
Como limpar uma lava-roupa
Uma máquina suja pode passar a sujeira para as roupas, além de também correr o risco de estragar, conforme o tipo de sujeira.
Saiba como limpar uma lava-roupa para que não se acumule nenhum tipo de sujeira, como resíduos de sabão, limo ou mesmo fiapos de roupas que vão ficando ao longo das lavagens.
Primeiro, veja se a sua máquina de lavar ainda tem o manual de instruções, ou se é possível encontrar esse manual na internet. Afinal, o ideal é seguir as instruções do fabricante.
Do contrário, você pode seguir algumas orientações gerais que costumam funcionar para a maior parte das máquinas, que é o que propomos aqui sobre como limpar uma lava-roupa.
Limpeza interna da lava-roupa
Quando você for limpar a sua máquina é importante que ela esteja vazia, sem roupa nenhuma.
Isso porque na maioria dos processos sugeridos você utilizará o alvejante – também há algumas “receitas” de limpeza que usam vinagre ou bicarbonato de sódio.
Mas, além disso, o propósito também é tirar fiapos, e colocar mais roupas pode só juntar mais deles.
Bem, acrescente pelo menos ½ litro de alvejante no cesto, ou no local indicado na máquina.
Dependendo do modelo e da capacidade também pode ser indicado colocar 1 litro. Essas indicações são geralmente explicadas nos manuais.
Escolha o ciclo mais longo, caso a lavadora já não conte com um ciclo específico para limpeza da máquina. Pode ser que diga ciclo pesado, ou roupas muito sujas.
Opte pela opção mais completa, com enxágue único e permita que a máquina faça esse processo até o fim.
Filtro da máquina
Além da máquina em si é preciso limpar o filtro dela, para tirar os fiapos que costumam ficar grudados lá. Retire esse filtro do agitador e leve para um tanque para lavar em água corrente.
Caso seja necessário, use uma escovinha para chegar aos cantinhos e tirar sujeiras e fiapos que fiquem mais grudados em cantinhos.
Esses fiapos, quando em excesso, além de poder entupir a máquina, também podem grudar na sua roupa e ir prejudicando a qualidade dela.
Limpe a máquina também pelo lado de fora
A limpeza externa da máquina de lavar roupas deve ser feita sempre com água morna e sabão neutro, nada muito forte ou abrasivo.
Passe um pano com essa solução e depois passe outro somente com água para tirar o sabão que tiver ficado ao redor da máquina.
Depois de ter lavado e tirado o sabão, seque a máquina com outro pano, desta vez seco.
Outras formas de limpar uma lava-roupa
Essa é apenas uma dica básica de limpeza. Também é possível limpar usando água quente. Pode ser utilizada a água quente da própria máquina, caso ela tenha este recurso.
Senão, pode ser acrescentada água quente extra. Nesse caso se coloca essa água até o limite, adiciona um litro de alvejante e após colocar em agitar, deixar agindo por uma hora, parada.
Depois é só seguir o ciclo de lavagem natural até a centrifugação. Também é possível repetir o processo com um litro de vinagre.
E na limpeza do lado de fora? Água e vinagre também é uma ótima combinação para limpar a máquina também externamente, ajudando inclusive na retirada de manchas. Há quem prefira bicarbonato de sódio, mas quem escolhe é você.
Limpeza no dia a dia
Além de fazer aquela “geral” de tempos em tempos – algumas máquinas vêm com alertas para isso – também é preciso cuidar do aparelho no dia a dia, para evitar acumular sujeiras.
Uma sugestão é sempre ao final da lavagem passar um pano com água morna e detergente neutro, depois secar e manter a porta aberta para evitar cheiro de mofo ou outros odores por ficar fechada e úmida.
No caso das máquinas que possuem aberturas frontais também é bastante importante limpar com água morna e detergente as borrachas de vedação da porta.
Não esqueça de limpar os compartimentos para sabão e amaciante, pois eles costumam ficar com resíduos ali também.
Recomendações dos fabricantes
Lembre-se sempre de seguir as recomendações dos fabricantes da sua máquina de lavar roupas. Somente assim você terá a garantia de que está fazendo tudo certo em caso de ter de levar o aparelho para uma assistência técnica.
Se houver produtos específicos recomendados para ela, não deixe de usar.
Da mesma forma siga as recomendações de ciclos e quantidades de roupas e de produtos em cada lavagem, para não sobrecarregar a máquina.
Outros cuidados
Quando você for lavar as suas roupas olhe sempre os bolsos para ver se não há algo que possa estragar a máquina, trancar ou quebrar, como moedas, chaves, entre outros objetos.
Assim você preserva suas roupas e seu aparelho por muito mais tempo.